Xadrez da APUSM na estrada
[caption id="attachment_4941" align="aligncenter" width="640"] Foto Divulgação Gibraltar Chess Festival[/caption]
[caption id="attachment_4942" align="alignright" width="225"] O associado da APUSM, João Paulo Lukaszczyk, é um dos classificados para disputar o título máximo do esporte no Rio Grande do Sul, entre 13 e 15 de março, no Parque do Imigrante, em Nova Petrópolis. Foto arquivo pessoal JPL[/caption]
Final do Campeonato Gaúcho Absoluto de Xadrez, em Nova Petrópolis, e Copa Latina de Ajedrez, em Buenos Aires. Uma competição para definir o campeão gaúcho de 2014, e a outra com a participação dos melhores jogadores do continente. Está é a dura, mas honrosa, agenda do Departamento de Xadrez da APUSM neste mês de março.
E o nome do professor de matemática da UFSM e também associado da APUSM, João Paulo Lukaszczyk, é um dos primeiros na lista dos classificados para disputar o título máximo do esporte no Rio Grande do Sul, entre 13 e 15 de março, no Parque do Imigrante, em Nova Petrópolis.
Além de Lukaszczyk, outros quatro enxadristas santa-marienses se dirigem a Serra gaúcha em busca do troféu que desde de dezembro de 2013 está na mão do pelotense, Anderson Donay: o Mestre FIDE, Ivan Boere de Souza, o candidato a Mestre, Jorge Boabaid (ambos conveniados APUSM através do Santa Maria Xadrez Clube - SMXC), Dirney Paulo e Diego Moritz (os dois últimos do Casa de Cultura Xadrez Clube).
Os cinco santa-marienses colocaram seus nomes na final depois de jogarem torneios classificatórios realizados no decorrer do ano passado. Todos têm chances de voltarem para casa como o melhor enxadrista do Estado.
Já para a Copa Latina, que acontece entre 19 a 25 de março na capital argentina, pedreira não é termo certo para definir a competição. Mais correto é uma verdadeira Cordilheira dos Andes, já que estarão presentes inúmeros Grandes Mestres, Mestres Internacionais e Mestres FIDEs de toda América do Sul e Central, além dos melhores jogadores de vinte países do continente, todos na disputa de mais de 15 mil dólares em prêmios.
A responsabilidade de fazer um bom torneio na margem sul do Rio da Prata estão nas jogadas enxadrísticas do associado Ricardo Ritzel, assim como também na estratégia e tática no tabuleiro do Candidato a Mestre, Jorge Boabaid. Ambos representam a APUSM e o Santa Maria Xadrez Clube nesta que é uma das mais importantes disputas deste esporte abaixo fronteira mexicana com os EUA.
Torneios na sede
Maio é o mês da retomada das competições de xadrez na sede da Avenida Dores. E ela começa com a Taça Cidade de Santa Maria, disputa em homenagem ao aniversário de emancipação do Município que valerá vaga para final do Campeonato Gaúcho de 2015, além de definir nomes que disputarão a final do Campeonato Brasileiro de Xadrez Rápido, programado para ser realizado no mês de dezembro de 2015, também na sede da Associação, em Santa Maria, repetindo o evento do ano passado.
Além destas importantes competições, fazem parte da programação do Departamento de Xadrez da Associação um projeto de ensino de xadrez em escolas públicas para alunos carentes, disputa do Campeonato Universitário de Santa Maria com participação de professores e alunos, criação de uma equipe de competição, aulas de xadrez com Mestre FIDE para associados e familiares, além da realização de torneios mensais para aprimoramento da técnica esportiva do quadro social.
O Departamento de Xadrez da APUSM foi idealizado e criado em 2013 pelo professor Arlindo Mayer, ex-presidente da Associação e também um forte jogador do esporte das 64 casas do tabuleiro. Mayer também foi o responsável pelo convenio com o Santa Maria Xadrez Clube que colocou o nome da APUSM na rota dos melhores enxadristas gaúchos e brasileiros da atualidade.
[caption id="attachment_4943" align="aligncenter" width="640"] A disputa aconteceu no Hotel Caleta, entre 26 janeiro e 5 de fevereiro, e contou com a presença de mais de 250 enxadristas de 60 países, sendo 72 Grandes Mestres, 39 Mestres Internacionais, 24 Mestres FIDE e cinco candidatos a Mestre. Foto GCF divulgação[/caption]
Presidente do SMXC no Gibraltar Chess Festival 2015
O presidente do Santa Maria Xadrez Clube e também recém empossado vice presidente da Federação Gaúcha de Xadrez, General Jorge Boabaid, marcou presença no The Tradewise Gibraltar Chess Festival 2015, um dos mais importantes torneios de xadrez do mundo, e trouxe para casa um honroso troféu de segundo lugar no torneio amador da competição internacional, além de 400 Libras Esterlinas de premiação .
A disputa aconteceu no Hotel Caleta, entre 26 janeiro e 5 de fevereiro, e contou com a presença de mais de 250 enxadristas de 60 países, sendo 72 Grandes Mestres, 39 Mestres Internacionais, 24 Mestres FIDE e cinco candidatos a Mestre, além de seis Grandes Mestres femininas e três Mestres Internacionais mulheres. Ao todo foram distribuídas cerca de 175.000 Libras Esterlinas, o que equivale a, aproximadamente, setecentos mil reais.
“Realmente, é fantástico poder participar de um torneio deste tamanho e com uma organização perfeita. Tudo funcionando. As primeiras mesas sempre com transmissão online, sala de imprensa, entrevistas com jogadores, partidas começando rigorosamente no horário. Conhecer pessoas novas, falar ou, pelo menos, se fazer entender em inglês, espanhol, italiano. Enfim, um show!”, enfatizou.