APUSM
Diretoria 2025-2027
Presidente
Eduardo Rizzatti
Vice-Presidente
Luiz Fernando Sangoi
1ª Vice-Presidente
Sirlei Dalla Lana
1º Secretário
Carlos José Kummel Félix

2º Secretário
Ony Lacerda da Silva
1ª Tesoureira
Jane Dalla Corte
2º Tesoureiro
Jaime Peixoto Stecca
1º Conselheiro
Etevaldo Vargas Porto
2º Conselheiro
Wanderlei Ghilardi
3º Conselheiro
Gustavo Fontinelli Rossés
1ª Conselheira
Iara da Silva Ethur
2º Conselheiro
José Zanella
3º Conselheiro
Gabriel Murad Velloso Ferreira
Missão, Visão e Valores
Missão
Oferecer serviços a pessoas vinculadas a instituições de ensino superior e tecnológico, com identidade de objetivos, propiciando melhoria de qualidade de vida e responsabilidade socioambiental.
Visão
Estabelecer-se como uma associação autossustentável, que ofereça serviços essenciais aos associados e seja reconhecida pela excelência no atendimento.
Valores
Transparência: a prestação de contas aos públicos de interesse da Associação das ações, através da utilização de meios de comunicação agir de modo franco e sem subterfúgios.
Sustentabilidade: seja em aspectos econômicos, sociais, culturais ou ambientais, a APUSM buscará suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras e a conservação da vida.
Credibilidade: ser crível, plausível, verossímil, ter a confiança, crédito.
Urbanidade: respeito entre os cidadãos, afabilidade, civilidade, cortesia.
Qualidade: excelência.
Histórico
57 Anos de Existência
A APUSM nasceu no dia 14 de novembro de 1967, como uma associação que pretendia defender os interesses dos professores da Universidade Federal de Santa Maria e congregá-los através de eventos sociais, esportivos e culturais. Ano a ano a APUSM foi aumentando seu quadro social, embora ficasse restrito à Universidade Federal de santa Maria. Atualmente, a APUSM tem sócios nas diversas instituições de ensino superior de Santa Maria e, também, tem associados em instituições de ensino superior de outras cidades do Estado.
“Nos finais da década dos anos sessenta, na Comunidade Universitária da então Universidade de Santa Maria, anterior à UFSM, em particular na do Corpo Docente, havia uma certa inquietude e sensação de frustração quanto ao futuro da recém implantada reforma universitária, “ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Superior do Brasil”.Os primeiros docentes “profissionais”, pois exatamente aí se iniciavam os Regimes de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva,muito pouco sabiam, sentiam e viviam o ‘universo educacional’ como um todo; em princípio éramos todos profissionais liberais, a ensinar e demonstrar, as ciências e as técnicas de nossas respectivas profissões aos acadêmicos de então.Surgiu aí a idéia de promover-se uma série de Seminários sobre Temas Educacionais, onde os professores da USM receberiam treinamentos e motivações sobre a arte e ciência de ensinar. Iniciados os Seminários, constatamos quão importante era sabermos mais e de maneira mais diversificada, sobre temas que iam da filosofia à pedagogia. Motivados e conscientes ao termino do Seminário, decidimos progredir e sistematizar; e para tanto surgiu a idéia de criarmos uma ASSOCIAÇÃO DOCENTE, a qual em caráter permanente, promoveria, sistematicamente treinamentos e aperfeiçoamentos destinados a aprimorar os Professores da UFSM”.
Prof. Tabajara Costa