-
Informativo de Novembro disponível
-
Vencedores do edital "Santa Maria, cidade cultura, coração do Rio Grande” da APUSM
-
APUSM 57 ANOS: Show Clássicos do Cinema
-
Novo corredor de acesso no Andar S2 da APUSM
-
Amor ao Longo da Vida
-
APUSM lança dois editais para aquisição de obras de arte
-
Férias coletivas de fim de ano APUSM
Um bacalhau santa-mariense premiado em Portugal, ora pois...
[caption id="attachment_9999" align="aligncenter" width="640"]
Valéria Boelter, filha do associado APUSM, Ruben Boelter, é formada pela UFSM e atualmente cursa doutorado em Design na Universidade de Aveiro, Portugal. Foto Arquivo pessoal RB[/caption]
Ser premiado em um concurso internacional de culinária já não é pouca coisa. Mais ainda quando a receita envolve bacalhau e esta disputa é realizada em Portugal, onde este prato é considerado típico e já deu ao mundo as suas mais aprimoradas e saborosas formas.
Pois quem realizou a façanha foi a santa-mariense, Valéria Boelter, filha do nosso associado, professor Ruben Boelter, que é formada pela UFSM e atualmente cursa doutorado em Design na Universidade de Aveiro, neste país europeu.
Ela se inscreveu e participou da segunda edição do conceituado “Desafio de Receitas kikkoman 2017”, realizado pela empresa Ponte Vertical, e foi premiada no 5º lugar com o prato "Noodles de arroz com bacalhau defumado e favas".
[caption id="attachment_9997" align="alignleft" width="300"]
Os premiados e a comissão julgadora[/caption]
A receita foi preparada na cozinha profissional da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e apresentada a apreciação do júri composto de chefes renomados de todo o planeta.
Valéria diz que sempre gostou de fazer doces, bolos e biscoitos, mas depois que foi morar em Portugal, procurou se aperfeiçoar também em refeições.
"O acesso a vários ingredientes da cozinha internacional me incentivou a criar pratos diferentes. Como eu sou designer, o empratamento é uma maneira de usar meus conhecimentos de comunicação visual, colocando os alimentos e suas cores de uma forma harmoniosa, criando uma composição atrativamente comestível", explicou.
O Jornal da APUSM publica exclusivamente em nosso continente a receita premiada na Europa para você prepará-la neste verão. E bom apetite!
A receita:
Noodles de arroz com bacalhau defumado e favas.
Ingredientes:
-favas
-cogumelos marrons
-brotos de feijão
-cenouras baby
-molho soja Kikkoman
-suco de laranja
-noodle de arroz
-carpaccio de bacalhau defumado
-molho sweet chilli
Preparação:
Retire os talos e corte em pedaços os cogumelos marrons, refogue com azeite e alho. Junte aos poucos os brotos de feijão, as favas e as cenouras pré-cozidas. Se for preciso descascar as favas. Acrescente o molho soja Kikkoman menos sal e o sumo de laranja natural a gosto.
Em outra panela aqueça a água para preparar os noodles de arroz. Retire com uma peneira e reserve. Salteie os noodles na frigideira com alho e óleo sem parar de mexer para não agarrarem ao fundo.
Enrole os capaccios de bacalhau defumado e recheie com um pouco do noodle e molho sweet chilli para os rolinhos ficarem firmes. Monte o prato com o preparo das favas o noodle de arroz e o bacalhau defumado recheado.


