-
Informativo de Novembro disponível
-
Vencedores do edital "Santa Maria, cidade cultura, coração do Rio Grande” da APUSM
-
APUSM 57 ANOS: Show Clássicos do Cinema
-
Amor ao Longo da Vida
-
Novo corredor de acesso no Andar S2 da APUSM
-
Comprovantes da Unimed para declaração do imposto de renda já disponíveis
-
APUSM lança dois editais para aquisição de obras de arte
UFSM aguarda resposta do MEC para aumentar vagas na Medicina
Resultado da análise do Ministério da Educação deve chegar nos próximos dias
A resposta do Ministério da Educação (MEC) para o pedido da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) de ampliar as vagas nos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) deve ser dada nos próximos dias. Conforme o reitor da UFSM Paulo Burmann, que viajou a Brasília na última segunda-feira, se a resposta for positiva, é necessário ampliar a estrutura física e recursos humanos (professores e funcionários).
A proposta é que o curso de Medicina tenha mais 30 vagas, ampliando a oferta de 120 para 150 vagas anuais já no vestibular de 2015 e ingresso em 2016. A ampliação de vagas se deve também à futura demanda do hospital regional,que será gerido pela mesma direção do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
Assim que houver a aprovação, a UFSM poderá dar início ao processo de abertura de edital. A ideia é viabilizar a contratação de pessoal, por meio de concurso público. Enfermagem e Fisioterapia podem ser beneficiadas
Conforme a direção do CCS, o MEC afirmou estar analisando o pedido de aumento do número de vagas para o curso de Enfermagem. A ideia é que se tenha o dobro de vagas: passando de 50 para 100. A Federal também pleiteia a construção de um novo bloco para comportar a estrutura e demanda do curso. Outra questão que aguarda uma sinalização do MEC é o acréscimo do número de vagas ao curso de Fisioterapia que, atualmente, tem 60 vagas.
Outra demanda da UFSM, a criação do curso de Nutrição, segue em compasso de espera. Já há um projeto, com a proposta do curso, mas que está sendo tratada internamente dentro do CCS. Se criado, o curso deverá ter 60 vagas.
Fonte: Diário de Santa Maria