Projeto de Ampliação do Hospital da Unifra sai do Iplan para a Gestão
O instituto de Planejamento (Iplan) da Prefeitura de Santa Maria finalizou, na segunda-feira, a análise do Plano Setorial sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança da obra de ampliação do Hospital São Francisco, do Centro Universitário Franciscano (Unifra). Segundo o presidente do Iplan, Francisco Severo, todo o processo relativo à construção já foi encaminhado à secretaria de Município de Gestão e Modernização Administrativa. Caberá à pasta elaborar a minuta do Projeto de Lei (PL) que irá alterar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA).
A alteração se faz necessária, tendo em vista que o projeto de ampliação do Hospital da Unifra prevê a construção de um complexo com seis pavimentos. A atual legislação permite, no local da obra, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, a construção de prédios com no máximo dois andares.
Para que a obra possa sair do papel – projeto foi apresentado há mais de três anos -, além da alteração do PDDUA, que precisa ser analisada e aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, a proposta terá, ainda, de ser aprovada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e Vigilância Sanitária Estadual.
Assim quer a ampliação for concluída o Hospital São Francisco atenderá casos de urgência e emergência, partos e cirurgias, funcionando, também, como hospital escola para os acadêmicos do Curso de Medicina da instituição. Estão previstos 360 leitos e capacidade para 23 mil pacientes e 6 mil consultas. Atualmente, o São Francisco tem 74 leitos de internação e 11 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
A ampliação do complexo será executada em área de 35 mil metros quadrados que, está orçada em R$ 140 milhões e deverá gerar cerca de dois mil empregos, conforme explanação feita durante a apresentação do projeto ainda em 19 de março de 2013.
Fonte: A razão