Nossa homenagem aos professores
[caption id="attachment_10744" align="aligncenter" width="4032"] Dr. José Mariano da Rocha Filho, fundador da UFSM e sua esposa, com três reitores: Tabajara Gaúcho da Costa, Gilberto Benetti e Odilon do Canto.[/caption]
Para nós, professores, o mês de outubro tem uma significação especial: é o mês em que comemoramos o nosso dia. E o professor é a essência de nossa Associação. Ela foi fundada há 50 anos, por um grupo de visionários, com a finalidade de, inicialmente, reunir os professores que trabalhavam na nossa Universidade Federal. Depois, docentes de outras instituições de ensino superior da cidade foram também se agregando. E hoje, a APUSM reúne em seu quadro mais de 3.000 associados, entre professores e servidores técnico-administrativos.
É o nosso quadro associativo que torna nossa entidade forte. E se hoje a APUSM tem prestígio e uma boa estrutura, é exclusivamente para servir todos os que fazem parte dela. Se fôssemos recordar os benefícios trazidos aos associados ao longo dos anos, a lista seria grande. Inicialmente a APUSM fazia também o papel de sindicato, e assim organizou muitas manifestações e assembleias e buscou melhorias salariais e condições de trabalho aos professores.
Num segundo momento, com a transformação da ANDES (Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior) em sindicato, a APUSM passou a ser uma entidade associativa, prestando serviços sociais diversos, muitos através de convênios, como o serviço de saúde.
Destacar o Dia do Professor é também mostrar a importância da nossa Associação. E por isso, para nós, é ainda mais importante comemorar esta data. Porque pelas mãos dos professores, pelas salas de aula, passaram profissionais de todas as áreas. Juiz, advogados, administradores, jornalistas, economistas, agrônomos, veterinários, físicos, filósofos, ... todos tiveram na sua formação muitos professores. Alguns nos marcaram de forma indelével, mas todos tiveram sua influência em nossa formação, pois se empenharam, de alguma forma, ao longo de tantos anos, para nos transmitir ensinamentos.
Por isso, a data deve servir também para que os estudantes e suas famílias prestem homenagem a este profissional que nos acompanha desde os primeiros anos de escola, até a universidade, na graduação e na pós-graduação.
Acho interessante lembrar como a data para homenagear o professor surgiu no Brasil. Foi no dia 15 de outubro de 1827 que o imperador D. Pedro I criou o ensino elementar no Brasil. Mas somente em 1947 – portanto 120 anos depois – ocorreu primeira comemoração. E em 1963, através de um decreto, a data foi oficializada nacionalmente. E seu texto recomenda: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna. Destas solenidades, devem participar os alunos e as suas famílias”.
Também por isso, estamos promovendo um jantar festivo em homenagem a todos os professores, no dia 27 de outubro. Durante o evento – como ocorreu no ano passado – também será prestada homenagem a colegas que se destacaram nas áreas de Ensino e de Pesquisa.
Através da homenagem a estes destaques, estendemos os cumprimentos e agradecimentos a todos os professores do Brasil, do modo especial os que integram nossa associação.
Prof. Paulo Roberto Magnago - presidente