-
Informativo de Novembro disponível
-
Vencedores do edital "Santa Maria, cidade cultura, coração do Rio Grande” da APUSM
-
APUSM 57 ANOS: Show Clássicos do Cinema
-
Novo corredor de acesso no Andar S2 da APUSM
-
Amor ao Longo da Vida
-
APUSM lança dois editais para aquisição de obras de arte
-
Férias coletivas de fim de ano APUSM
Foto na História - A articulação política da fundação
[caption id="attachment_4233" align="aligncenter" width="479"]
Foto: reprodução Arquivo Geral da Universidade Federal de Santa Maria.[/caption]
As imagens desta edição da Foto na História resgatam uma homenagem da UFSM ao deputado Tarso de Moraes Dutra em um almoço festivo no antigo galpão das Rurais durante sua visita à Santa Maria no dia 9 de outubro de 1968.
Quem relembra a participação de Dutra na criação da UFSM é professor Luiz Gonzaga Isaia, um dos fundadores da instituição junto com Mariano Rocha.
Conforme o professor Luiz Gonzaga, Tarso mantinha um estreito contato com o Mariano, sabia de sua luta, como também das entidades católicas santa-marienses que aspiravam ao ensino superior na cidade. Isaia considera como decisiva a atuação de Tarso no front político da criação da universidade santa-mariense.
“Nos últimos meses de presidência, Jucelino Kubistechk manifestou a sua vontade de criar a Universidade Federal de Goiás e tomou as iniciativas cabíveis neste sentido. Foi então que o deputado Tarso Dutra tomou conhecimento do projeto, se uniu ao senador Daniel Krieger e, fazendo as coisas o mais reservadamente possível, conseguiram colocar uma emenda que criava junto a Universidade Federal de Santa Maria”, explicou o professor.
A partir daí, Mariano da Rocha sempre referenciou e homenageou a articulação política do deputado em todas as oportunidades que abordou o tema da criação da UFSM.
As fotos pertencem ao Departamento de Arquivo Geral da Universidade Federal de Santa Maria.
[caption id="attachment_4234" align="aligncenter" width="480"]
Foto: reprodução Arquivo Geral da Universidade Federal de Santa Maria.[/caption]

