-
Informativo de Novembro disponível
-
Vencedores do edital "Santa Maria, cidade cultura, coração do Rio Grande” da APUSM
-
APUSM 57 ANOS: Show Clássicos do Cinema
-
Novo corredor de acesso no Andar S2 da APUSM
-
Amor ao Longo da Vida
-
APUSM lança dois editais para aquisição de obras de arte
-
Férias coletivas de fim de ano APUSM
Editorial: As novidades no Plano de Saúde APUSM-UNIMED
[caption id="attachment_9380" align="aligncenter" width="640"]
Foto reprodução internet[/caption]
Professor Paulo Magnago - Presidente da APUSM
O Plano de Saúde dos associados é uma das prioridades que a nova diretoria da APUSM vem tratando. Muitos professores chegaram até a Associação em busca de um conjunto de serviços, especialmente de um bom Plano que garanta assistência à saúde. E a diretoria está se empenhando no sentido de conseguir benefícios nas constantes negociações com a UNIMED.
A APUSM está a disposição dos associados para quaisquer esclarecimentos sobre valores descontados, relativos ao Plano de Saúde dos meses de julho de 2014 a julho deste ano. Constatou-se estar havendo uma disparidade, pois alguns usuários estavam pagando um pouco a mais do que o devido, enquanto outros estavam pagando um pouco a menos.
O valor total previsto no contrato com a UNIMED estava correto, mas a Associação criou uma tabela procurando ser mais justa com os usuários. Naquela época, a UNIMED comunicou que estava encerrando o plano de atendimento que mantinha com a APUSM – que previa apenas duas faixas de contribuição: uma para quem tinha até 58 anos de idade, e uma segunda com os que tinham a partir de 59 anos. Ao mesmo tempo, a entidade de assistência médica comunicava que o reajuste linear seria de 35,73% para todas as contribuições, em um Plano Novo que estaria sendo gestado.
Para não prejudicar os usuários do plano antigo da APUSM criou-se uma tabela que previa equiparação do plano antigo com o plano novo, pagamentos diferenciados de acordo com a idade: os mais jovens pagariam valores menores; os de idade mais avançada, pagariam proporcionalmente um pouco mais. A contribuição de cada um estaria vinculada a dez faixas etárias. Com isso, os segurados da APUSM não precisaram migrar e o Plano Antigo teve continuidade.
Assim esta tabela com as dez faixas etárias – que foi publicada na edição de março de 2015 do jornal da APUSM – vinha sendo cumprida. Segundo nossa avaliação, a tabela de cobranças criada pela diretoria anterior nos parece justa. Não se discute isso.
No momento nos preocupa o fato de que alguns associados ingressaram na justiça buscando se ressarcir de valores pagos a mais. Entendemos que não seria necessário buscar a justiça, visto que temos uma equipe preparada para prestar todos os esclarecimentos e conduzir negociações e acertos. Estamos no momento empenhados em evitar que outras ações possam trazer maiores prejuízos financeiros para a APUSM.
Nesse sentido a Diretoria está solicitando o comparecimento dos usuários CR1B-I Coletivo por Adesão e CR2B-I Coletivo por Adesão (*grupo descrito acima no canto esquerdo da carteira UNIMED)em sua sede, para tomar conhecimento da sua real situação e fazer as correções necessárias. Está sendo efetuado um agendamento para que todos possam ser atendidos o mais breve possível. Procuramos nos empenhar ao máximo para não prejudicar nenhum dos associados. Ao contrário, queremos encontrar solução imediata para elucidar o problema de cada um.
A APUSM nunca pensou em prejudicar os usuários da Unimed de maior idade, mas apenas buscou fazer justiça, ao criar a tabela com as dez faixas etárias.
Por sua vez, o Plano da APUSM possui pouco mais de 2.800 titulares. Com seus dependentes atingimos 5.800 usuários. Neste aspecto reside uma das principais vantagens de negociação: ser um plano empresarial com grande número de usuários.
A partir deste momento, visando sempre a máxima transparência, serão seguidas as regras estabelecidas pelo Plano. E a cada ano o associado pagará um único reajuste, resultado da negociação direta com a UNIMED. Neste ano, a partir deste mês de maio, o reajuste foi de 17% para os que estão no Plano antigo e no mês de agosto de 13% para os que estão no Plano novo.
No mês de agosto, o valor que a APUSM cobrará de cada associado, será exatamente o valor cobrado pela UNIMED, não mais havendo subdivisões nem diferenças de valor em função da idade. Com isso, estará corrigindo o que foi entendido como uma distorção que houve no período de julho de 2014 até julho deste ano.
ATENÇÃO : AS NOVIDADES NO PLANO DE SAÚDE APUSM - UNIMED
Para melhor atendê-los e devido ao grande comparecimento de associados na nossa sede em busca de esclarecimentos referente aos planos de saúde APUSM-UNIMED, pedimos a gentileza, ligar para os telefones citados abaixo para agendarmos um horário com o sr. Argemiro Coelho. Lembrando que este agendamento é apenas para os associados que utilizam o plano antigo, descrito na carteira como CR1B-I Coletivo por Adesão e CR2B-I Coletivo por Adesão, descrito acima no canto esquerdo da carteira.
AGENDAMENTO
Atendimento: segunda-feira à sexta-feira
Horários: das 14:00h às 17h:30min
Fones:(55) 3221 4856/ 3223 1975
