-
Informativo de Novembro disponível
-
Vencedores do edital "Santa Maria, cidade cultura, coração do Rio Grande” da APUSM
-
APUSM 57 ANOS: Show Clássicos do Cinema
-
Novo corredor de acesso no Andar S2 da APUSM
-
Amor ao Longo da Vida
-
APUSM lança dois editais para aquisição de obras de arte
-
Férias coletivas de fim de ano APUSM
APUSM convida - Lançamento do livro "Manual de Economia Brasileira", do professor José Maria Dias Pereira
[caption id="attachment_9020" align="aligncenter" width="560"]
Foto divulgação[/caption]
No próximo dia 11 de maio, às 19h, o professor José Maria Dias Pereira apresenta na Feira do Livro 2017 e autografa para comunidade santa-mariense o seu “Manual de Economia Brasileira: Da formação econômica à economia contemporânea”, um livro que tem apoio e edição da Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciência da UFSM e Editora da UFSM.
Na oportunidade, o leitor terá em suas mãos um livro que é mais do que um manual tradicional, apesar de este ser o título que o nomeia. Trata-se de obra de fôlego [...] Os trinta capítulos da obra refletem claramente isso. Em linguagem acessível, mas sem prejuízo da profundidade -, sintetizam-se os principais fatos e marcos da economia brasileira desde o período colonial à atualidade, servindo como guia de estudo para o leitor que pretende inserir-se na área. Assim, embora particularmente voltado a alunos de cursos de Ciências Econômicas, também poderá ser útil a acadêmicos de cursos correlatos de graduação e especialização, e mesmo ao público não acadêmico, cada vez mais disposto a se aprofundar na história econômica do país.
[caption id="attachment_9019" align="alignright" width="280"]
O autor[/caption]
A experiência do autor na área faz-se sentir no correr da obra ao dar sobejas mostras ao selecionar os principais fatos e acontecimentos de cada período histórico, distinguindo o 'essencial' do 'acessório'. Para tanto, engenho e arte fazem-se necessários, pois se trata fundamentalmente de recuperar processos complexos em suas linhas determinantes.
Como o próprio autor salienta que não se trata de um livro sobre controvérsias, embora estas, ao se tratar de economia brasileira, não possam ser omitidas. É característica inerente da disciplina a polêmica entre autores, muitas vezes fazendo perder a paciência dos iniciantes. Todavia, a responsabilidade do mestre está em conscientizá-los de que é justamente dessa forma que o conhecimento científico avança, que o confronto de ideias não significa fraqueza, antes é o caminho necessário para robustecer as análises. E uma ótima leitura. (Pedro C. D. Fonseca)
Serviço:
Lançamento do livro "Manual de Economia Brasileira: Da Formação Econômica à Economia Contemporânea
Autor: professor José Maria Dias Pereira"
Dia 11.maio.2017,
Horário: das 17h às19h
Local: Feira do Livro de Santa Maria - Praça Saldanha Marinho.

