Agora, é esperar pelo listão dos aprovados

Unifra realizou ontem o Vestibular de Inverno. com mais de 2,5 mil candidatos

Concurso ofereceu 480 vagas em 11 cursos. Listão deve sair nesta sexta-feira  (Gabriel Haesbaert / A Razão)Concurso ofereceu 480 vagas em 11 cursos. Listão deve sair nesta sexta-feira (Gabriel Haesbaert / A Razão)

O Centro Universitário Franciscano (Unifra), segunda maior instituição de ensino superior de Santa Maria e uma das mais importantes do Interior do Estado, abriu as suas portas, ontem, para a realização de mais um processo seletivo. A edição 2015 do Vestibular de Inverno da Unifra ofereceu 480 vagas em 11 cursos. Ao todo, foram 3.017 candidatos inscritos, mas apenas 2.656 compareceram para realizar a prova. Com 361 ausências, a taxa de abstenção do Vestibular de Inverno ficou em 11,9%.

Esta é foi a segunda vez que Unifra ofereceu vagas para o curso de Medicina, que, novamente, foi o mais concorrido com 49,5 candidatos por vaga.

A movimentação na manhã de ontem começou cedo no Conjunto III da Unifra, na esquina da Rua Silva Jardim com a Duque da Caxias, onde foram a realizadas as provas. Os candidatos entraram nas salas às 7h30, e a largada para o concurso foi dada às 8h. O tempo máximo dado para a resolução da prova era quatro horas, mas, a por volta das 11h, os primeiros vestibulandos já deixaram as salas e o tema da redação foi conhecido.

ÁGUA NA REDAÇÃO

Os concorrentes a uma das 480 vagas oferecidas pela Unifra tiveram de escrever sobre a água, tendo como argumento a recente crise de abastecimento verificada em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No texto dissertativo-argumentativo, que deveria ter entre 20 e 27 linhas, deveriam responder a um dos questionamentos: “Você tem atitudes conscientes em relação ao uso da água?” ou “No seu ponto de vista, a comunidade, de modo geral, é consciente no consumo de recursos hídricos?”. Dois trechos de textos e uma charge ajudavam a reforçar o pedido.

A reitora do Centro Universitário Franciscano, Irmã Iraní Rupolo, comemorou o sucesso na realização do Vestibular de Inverno 2015. A comandante da instituição desejou boa sorte aos candidatos e destacou que a realização das provas já é uma forma de dar as boas-vindas aos futuros novos alunos.

“A entrada de novos alunos na instituição é uma revitalização. Foi um dia muito feliz, de integração colaborativa entre os vestibulandos, os seus familiares, os veículos de comunicação e a nossa instituição” enfatizou a reitora. O listão dos aprovados no Vestibular de Inverno deve ser divulgado nesta sexta-feira.

ANSIEDADE DE QUEM FICA DO LADO DE FORA

Durante as pouco mais de três horas em que a sua filha, Nathielli Cocco Pereira, 17 anos, estava em uma das salas prestando vestibular para o Curso de Direito, Edimara Cocco Pereira, 37 anos, não conseguia esconder a ansiedade. Quando os primeiros alunos começaram a ser liberados pelos fiscais, a mãe da candidata já se posicionou ao lado da porta de um dos prédios do Conjunto III para esperar a filha.

“É muito angustiante. Esse é um momento importante para toda a família, que está torcendo para que ela consiga entrar na faculdade”, disse Edimara, que veio de Júlio de Castilhos para acompanhar Nathielli no Vestibular de Inverno da Unifra.

DA SERRA, EM BUSCA DA VAGA EM MEDICINA

O Curso de Medicina, sem dúvida, foi o grande atrativo da edição 2015 do Vestibular de Inverno da Unifra. E a disputa pelas 40 vagas oferecidas pelo Centro Universitário Franciscano aos futuros médicos trouxe concorrentes de muitas cidades. Alguns, já especialistas em provas.

O candidato Rafael Marcarini, 29 anos, de Caxias do Sul, estava encarando o seu sexto concurso para Medicina. Com tanta experiência, ele foi o mais rápido a resolver as questões na manhã de ontem e o primeiro a deixar a sala.

“Eu achei que a prova estava bem acessível. Talvez, as questões de Física tenham sido as que estavam um pouco mais complicadas”, avaliou.

Fonte: A razão

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo.