27.247 retornaram às aulas na UFSM
DESTE TOTAL, CERCA DE 4 MIL ACADÊMICOS que voltaram à universidade SÃO CALOUROS
[caption id="attachment_4887" align="aligncenter" width="640"] Trotes foram realizados na Universidade Federal e no centro da cidade (Foto Carolina Reichert/A Razão)[/caption]
Santa Maria voltou ao normal. Ontem, os estudantes, que fazem parte do cenário do município, já eram vistos pelas ruas, ônibus e em trotes pela cidade. O retorno das aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) traz consigo, conforme números da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), 27.247 estudantes, sendo 4 mil “bixos”. Para atendê-los, retornam 1.848 professores e 2.795 técnicos administrativos.
“Os acadêmicos foram recepcionados pelos cursos por meio dos Centros de Ensino, onde é prestada toda uma orientação sobre o funcionamento da instituição”, conta a pró-reitora de graduação, Martha Adaime. Em relação aos trotes, Martha diz que conta com a colaboração dos alunos. “Sempre procuramos contar com o bom senso dos veteranos, não tivemos nenhum problema até o momento. Esperamos trotes solidários”.
A caloura Marcella Xarão, 18 anos, diz como foi recepcionada pelos veteranos no primeiro dia de aula. “O trote na UFSM foi apenas de apresentação dos calouros com os veteranos. Houve pinturas de esmalte, tinta e batom nos bixos. Já o trote sujo, previsto para ser realizado em um churrasco, vai acontecer em uma chácara com algumas brincadeiras”.
Sobre a nova etapa na vida estudantil, Marcella conta que o primeiro dia foi uma mistura de ansiedade e curiosidade. “Me sinto renovada. É uma nova fase que está começando, acredito que a mais importante, pois sem dúvida irá me abrir muitas oportunidades”.
“É uma alegria estarmos recebendo todos os estudantes, servidores e docentes, particularmente os calouros, nesta retomada do primeiro semestre de 2015. Apesar das dificuldades que se desenham no horizonte, estamos trabalhando para que tenhamos um ano de crescimento e avanço na UFSM”, ressalta o reitor Paulo Afonso Burmann.
Fonte: A razão