UFSM apresenta seu novo site
[caption id="attachment_2680" align="aligncenter" width="640"] Novo portal foi lançado ontem com novidades nos acessos a serviços, agendas e editais, entre outros serviços (Reprodução)[/caption]
A semana começou movimentada e com novidades na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desde ontem, está na web o novo site da instituição, atualizado com o objetivo de facilitar a navegação dos usuários, oferecer mais informações e garantir a transparência da atual gestão, conforme promessa de campanha do reitor Paulo Burmann. O novo portal (www.ufsm.br) concentra notícias, serviços e um conteúdo completo sobre a instituição.
Idealizado pela Coordenadoria de Comunicação Social, em conjunto com o Centro de Processamento de Dados (CPD), Gabinete do Reitor e as professoras da Faculdade de Comunicação (Facos) Ada Cristina Machado Silveira e Jaqueline Kegler, o site dá um novo destaque para alguns dos serviços mais utilizados pela comunidade acadêmica, como os horários de ônibus e o agendamento de refeições no Restaurante Universitário (RU), além do acesso ao cardápio diário. “São medidas adotadas para tornar o site uma real ferramenta de comunicação, com acessos mais fáceis e mais convidativos”, explica o reitor da UFSM, Paulo Burmann, destacando que este é um dos principais canais de comunicação entre a administração central, cursos, órgãos de apoio, comunidade acadêmica e público externo.
O portal conta agora com uma agenda, que vai possibilitar aos internautas visualizar todos os principais eventos da universidade na semana. Seguindo uma política de mais transparência na instituição, também está prevista no mesmo espaço a divulgação da agenda semanal do reitor.
Transparência – A mudança não está apenas no design do portal. Para garantir maior transparência da gestão e promover melhorias na comunicação pública, a página traz acessos à produção institucional, científica e de interesse geral. Para isso, barras de acesso para Editais, Licitações e Concursos foram disponibilizadas no início da navegação, obedecendo as regras básicas desse tipo de comunicação.
A divulgação das informações pertinentes à gestão da UFSM está focada também nas categorias que estão inseridas na instituição. Para facilitar o fluxo de conteúdos, foram criadas páginas específicas para alunos e servidores (docentes e técnico-administrativos), reunindo em um só local notícias, serviços e informações diversas do interesse de cada um destes públicos.
Extensão – Encerrada a participação da UFSM na Expodireto-Cotrijal, no município de Não-Me-Toque, o reitor Paulo Burmann avalia como positiva essa edição. “Foi a oportunidade de consolidarmos projetos junto a vários setores da comunidade, principalmente do agronegócio”, comenta. Entre as ações de maior impacto está o convênio firmado com o Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), para criar um sistema de georreferenciamento para toda a cadeia produtiva no Estado. Segundo Burmann, iniciativas como essa permitem a transferência de tecnologia e a inserção da Universidade no desenvolvimento de vários setores. “O trabalho de extensão deve ser permanente para, junto com todos, atendermos os interesses da comunidade”, complementa o reitor.
Paralisação – Com relação às assembleias de categorias de servidores e à possibilidade de greve de técnicos e docentes, Paulo Burmann destaca que o papel da reitoria é acompanhar as decisões. “Eles (servidores) tem total autonomia”, ressalta, complementando que todas as ações (paralisação, greve ou outra forma de manifestação) são avaliadas para adequar o calendário letivo.
Fonte: A Razão