NOTA DE PESAR: PROFESSOR PAULO TABAJARA CHAVES COSTA

Geral

Texto de autoria do Prof. Gaspar Miotto

Com tristeza, registramos o falecimento, no dia 06 de março de 2021, do professor aposentado do curso de Medicina Veterinária da UFSM, o médico veterinário Paulo Tabajara Chaves Costa. Ele tinha 81 anos e residia na cidade de Curitiba, onde foi sepultado.  Em seu legado profissional somou muitas titulações, trabalhos e projetos. Importante lembrar que ele foi o segundo presidente da APUSM. Foi também pró-reitor de Pós-graduação e pesquisa da UFSM. 

Considerado pioneiro na nova avicultura industrial brasileira, começou, ainda na década de 1960, nas atividades avícolas da universidade, onde foi professor do Departamento de Zootecnia, até 1990, quando se aposentou. Como pesquisador, atuou fortemente para o desenvolvimento da produção de aves e suínos em todo o Brasil.

Formado em Medicina Veterinária pela UFSM (1965), possuía mestrado em Animal Industries pela Southern Illinois University At Carbondale (1972) e doutorado em Animal Nutrition pela University of Florida (1980).

Talvez tão importante como as diversas premiações que recebeu no âmbito nacional e internacional, por sua atuação acadêmica e por suas pesquisas, ele era considerado no Brasil e no exterior como referência no ramo da avicultura. 

Desempenhou papel importante na orientação e na formação de profissionais que atuam no segmento de avicultura, suinocultura e nutrição animal. 

Sempre teve papel ativo para que seus alunos pudessem atuar na área de produção animal, sendo responsável pela formação de profissionais que atualmente ocupam cargos executivos nas principais empresas de produção e exportação de carnes, um dos pilares do agronegócio no país. 

É internacionalmente reconhecido por sua atuação profissional e acadêmica. Foi conselheiro, consultor técnico e ocupou diversos cargos em entidades como a OEA (Organização dos Estados Americanos), FINEP, Embrapa, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e outras.

Recebeu homenagens como reconhecimento de sua contribuição, como a de Relevantes Serviços à Medicina Veterinária, CRMV, RS; Mérito Universitário, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM; “Mérito Técnico-Científico” pela Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA); e “Personalidade Destaque da Avicultura”, ano 2008 – EMBRAPA.

Nosso carinho a todos seus familiares e reconhecimento ao grande professor, pesquisador e profissional que foi o Dr. Paulo Tabajara.

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo.