-
Informativo de Novembro disponível
-
Programação completa da Estação Érico Veríssimo na Feira do Livro de Santa Maria
-
Reajuste dos Planos de Saúde Unimed/APUSM para o ano de 2025-2026
-
Dia do Amigo na APUSM
-
Plano Unimed/APUSM com carência zero de 01 a 15 de julho
-
Chamada para o espaço da APUSM na Feira do Livro 2025
-
Vencedores do edital "Santa Maria, cidade cultura, coração do Rio Grande” da APUSM
Homenagem da APUSM ao professor Josefino Francesquetto
Geral
A Diretoria e colaboradores da APUSM lamentam o falecimento do associado e ex-conselheiro de Diretoria, professor Josefino Francesquetto.
Na foto abaixo, o professor está com a sua família, a esposa Julieta (in memorian) e os filhos Luciano, André e Mauricio. Aos 89 anos, o professor era uma figura querida por todos da Associação e atuou no Conselho Consultivo entre os anos de 2022 e 2025, durante a gestão do professor Luiz Fernando Sangoi.
O professor Francesquetto faleceu dia 17 de janeiro e deixa um legado inspirador a todos. Foi seminarista e jovem professor de francês e português na cidade de Santiago. Na juventude, ainda, estudou e trabalhou em Porto Alegre, onde formou-se em direito pela UFRGS. Aprovado no concurso para Advogado de Oficio realizado em 1966, veio morar em Santa Maria e como ele mesmo contou: "cheguei a Santa Maria no dia 13 de junho de 1967. Enfrentei, de cara, a noite mais gelada dos últimos tempos na cidade, três graus negativos disseram. No Hotel São Luiz onde me hospedei tive que usar todos os cobertores que havia no quarto. Como isso não bastasse, usei o único aquecedor que havia: assoprava forte debaixo das cobertas até estar no ponto razoável para dormir". Foi professor na Faculdade de Direito, diretor também, tendo papel decisivo na implementação do curso noturno de Direito. Com um currículo invejável, atuou como Procurador do Estado.
Nosso carinho a toda a família e reconhecimento ao Sr. Francesquetto, que tanto contribuiu com a advocacia e com a APUSM.
