Faleceu o professor Adair Peruzzolo

Geral

Com grande pesar, a APUSM comunica o falecimento de seu associado, o professor ADAIR CAETANO PERUZZOLO, 83 anos, ocorrido no dia 05 de abril, em Porto Alegre.  As cerimônias fúnebres de despedida ocorreram no Crematório Metropolitano, na capital, no dia 06. Casado com Eloí Lauxen Peruzzolo, tiveram três filhos – Tatiana, Carina, Juliano e os netos...

Depois de se aposentar como professor da UFSM – onde lecionou diversas disciplinas no Departamento de Ciências da Informação – Adair transferiu residência de Camobi para Porto Alegre, onde foi viver mais próximo de suas filhas.

Nascido na cidade de Getúlio Vargas/RS, no dia 06 de dezembro de 1940, o professor Adair foi um dos fundadores do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria e uma referência na formação de profissionais da comunicação. Na graduação, foi docente por mais de 30 anos, na pós-graduação e no Programa de Educação Tutorial, programa do qual foi Tutor por mais de 14 anos.

Foi bacharel (1964) e licenciado (1970) em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestre em Sistemas de Comunicação e Significação (1977) e doutor em Comunicação e Cultura (1991) pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ. Pós-Doutor com estágio na Universidade Autônoma de Barcelona, com orientação do Prof. Dr. Lorenzo Vilches.

Foi diretor da Editora da UFSM e autor dos livros "Comunicação e Cultura"; "Elementos de Semiótica da Comunicação"; "Comunicação como Encontro"; "Entender Persuasão"; "A Circulação do corpo na mídia", e outros em parceria. Foi pesquisador do CNPq, do ano 2000 a 2010, com os projetos "Diferença do Olhar"; "Fotografia Jornalística" e "Consumo de Valores"; e "TV - A Sedução do Olhar".

O Programa de Educação Tutorial em Comunicação Social da UFSM - PETCom – postou nas redes sociais a seguinte mensagem: “ Professor Peruzzolo foi um visionário e seu legado se estende muito além dos limites da sala de aula, tendo se dedicado à educação e à pesquisa de forma exemplar. Ele nos inspirou a sempre descobrir mais sobre a sociedade e colaborar com o desenvolvimento comunicacional e social, cooperando com discussões conscientes sobre esses aspectos”.

“Em especial, gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão pelo projeto PETCom, uma iniciativa inovadora que ele proporcionou a nós, estudantes de graduação, tutoras e tutores e todos que já passaram pelo grupo de alguma forma. Por meio do PETCom, o Professor Peruzzolo impactou positivamente a vida de inúmeros estudantes, proporcionando-lhes oportunidades de crescimento acadêmico e pessoal que serão lembradas por anos. Neste momento de luto, estendemos nossas mais profundas condolências à família, amigos, colegas e alunos(as) do Professor Peruzzolo. Que possamos encontrar conforto na lembrança de sua extraordinária vida e em seu legado profissional. Descanse em paz, querido Professor Adair Peruzzolo. Seu espírito e sua dedicação continuarão a nos guiar e inspirar, hoje e sempre”.

 

Texto do associado Gaspar Bianor Miotto

Faleceu o professor Adair Peruzzolo Faleceu o professor Adair Peruzzolo Faleceu o professor Adair Peruzzolo

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo.