-
Informativo de Novembro disponível
-
Vencedores do edital "Santa Maria, cidade cultura, coração do Rio Grande” da APUSM
-
APUSM 57 ANOS: Show Clássicos do Cinema
-
Novo corredor de acesso no Andar S2 da APUSM
-
Amor ao Longo da Vida
-
APUSM lança dois editais para aquisição de obras de arte
-
Férias coletivas de fim de ano APUSM
Turma de Pioneiros da Medicina Veterinária da UFSM comemora 50 anos de formados
[caption id="attachment_6857" align="aligncenter" width="640"]
Por iniciativa do vereador Manoel Renato Telles Badke, a Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, em Sessão Especial na quinta-feira, 3, à tarde homenageou aos formandos pioneiros médicos veterinários da UFSM . A essa homenagem associaram-se os integrantes a quarta turma (1968), representados pelo professor Air Fagundes, que entregou mensagem a cada um dos pioneiros. Na foto grupo recebido presidente Sérgio Roberto Cechin e demais vereadores e pelo prefeito Cesar Schirmer, que prestigiou o evento com sua presença. Também presente o professor Severo Salles de Barro, homenageado que foi desta primeira turma. Agradecendo a honraria em nome dos pioneiros falou o médico veterinário Ivan Castro Souza.[/caption]
Professor Quintino Corrêa de Oliveira
O pioneirismo é a capacidade de inovar, criar oportunidades e enxergar possibilidades mesmo tendo que correr riscos. É sair da zona de conforto em busca de novos desafios. Pioneiro é aquele que abre caminho, que desbrava, que prepara a empreitada para a chegada dos outros.
Em galpões improvisados, estradas lamacentas e com uma gana enorme de fazer a diferença que se constituiu à primeira turma de medicina veterinária da Universidade Federal de Santa Maria. Se hoje, o curso é conceituado como o sexto melhor do país, segundo a folha, com cinco estrelas, muito se deve a audácia deles que no passado superar as adversidades e as fizeram um “fóssil de conhecimento”.
Os formandos de 65, pioneiros da faculdade de medicina veterinária eram 22 e desses compareceram aos eventos comemorativos aos 50 anos: Homero Tarragô, Ghendy Cardoso, Ivan Castro de Souza, Ciro Manoel de Andrade Freitas, Darcy George Camillo, Arnaldo Jaques Moura, Agostinho Nascimento Terra, Rubem Boelter, Luiz Wilmar Denardin, Quintino Corrêa de Oliveira e Celso Grassi.
Os colegas Plínio Assis Péres Nogueira, Ardany Brasil da Silva, Wilson Gomes Moreira, Bernardino Alberto Porto Royes e Paulo Tabajara Chaves Costa deixaram de comparecer por motivo de força maior. Os colegas falecidos, Airoldi Lacroix Bonetti, Antônio Martins Portilho, Joni Pancaro Cavalheiro, Emil Adaime, Taylor Silveira Ponsati e Luiz Carlos Ribeiro Fan receberam sentida homenagem por ocasião da missa celebrada na capela da Guarnição Militar.
Esteve presente também a professora Lourdes Maria de Souza da Rosa, aposentada da UFSM, que começou seus estudos com essa turma, tendo concluído na universidade rural do Km 47, estado do Rio de Janeiro.
Foram lembrados durante o encontro os professores Danilo Saraiva de Guerra- paraninfo; Flavio Maritini- homenageado de honra; e os homenageados especiais, Armando Valandro, César marques Santiago Milton Meirelles Brissac; Pedro Bernardo Muller e Severo Sales de Barros, este presente aos eventos.
Homenagem da quarta turma para os pioneiros:
A quarta turma de formandos do curso de medicina veterinária da UFSM liderada pelo professor aposentado, Air Fagundes, prestou homenagens aos pioneiros de 65, tendo entregues a cada um deles uma bonita mensagem que começa assim:
“A 4ª Turma de Médicos-Veterinários, de 1968, se associa neste dia 03 de dezembro de 2015 às homenagens prestadas pela Câmara Municipal de Santa Maria, por iniciativa do vereador Manoel Renato Telles Badke, para exaltar o significado desse reconhecimento alusivo aos 50 anos de formatura da 1ª Turma de Médicos-Veterinários da UFSM. Em primeiro lugar, por simbolizar o marco da interiorização do ensino da Medicina Veterinária no Rio Grande do Sul. Em segundo lugar, por exprimir o esforço de um grupo de jovens, num trabalho pioneiro, voluntário e despretensioso, à efetivação do ensino na então Faculdade de Veterinária que estava nascendo na cidade que um dia seria chamada de “Cidade Universitária”, situada no Centro Geográfico do Estado.
Marco inicial que serviu, por mais de meio século de existência do Curso de Medicina Veterinária da UFSM, de substrato para a formação de centenas de jovens profissionais que levaram conhecimentos científicos e tecnológicos, acima de tudo conduta moral, para o Brasil inteiro. Contribuindo para o aprimoramento dos serviços médicos-veterinários e para a segurança do consumo de produtos de origem animal. Assim, colaborando para a qualidade de vida das pessoas, dos animais e para a preservação do meio ambiente.”
Frente a esse feito inédito, não podemos esquecer a “mão futurista” de um grande homem de visão, a quem, com muito respeito, chamávamos simplesmente de Mariano da Rocha, que dispensa apresentação. Seu sonho obstinado, como médico e produtor rural, ao idealizar a grande universidade de Santa Maria, era criar faculdades na área das ciências agrárias. Entre elas, a Faculdade de Veterinária, e assim foi feito. Então, no distante ano de 1962, começou a chegar a primeira leva jovens, a maioria vinda do interior do Estado, à cata da tão almejada formação superior para alimentar seus sonhos. Aqui estão, representando a Turma de 1965, alguns daqueles jovens sonhadores de 50 anos atrás.
Nessa caminhada, não seria justo não lembrar os diretores dos primeiros quatro anos da Faculdade de Veterinária da UFSM. Os “Mestres”, como eram reconhecidos os professores do passado, Corinto Escobar e Armando Vallandro, que já eram experimentados servidores públicos. Convocados por Mariano para trazer vivência profissional e experiência de vida para a formatação do primeiro projeto didático-pedagógico, o porquê não político, para o ensino do primeiro curso interiorizado de Medicina Veterinária.
Ambos tiveram a grande responsabilidade de fazer tudo, com a participação indispensável de outros professores precursores. Certamente algum presente neste Ato - que se sinta, também, reconhecido e homenageado. Todo esse esforço, desta plêiade de “Mestres”, voltado para formar um profissional com sustentável embasamento teórico, com a devida capacitação para saber fazer e ser, como determina o tripé da formação profissional em qualquer área do conhecimento humano.
O resultado nem poderia ser outro. Parte destes destemidos pioneiros, formandos em 1965, permaneceu na UFSM, reforçando o corpo docente na graduação de novos profissionais. Com a incumbência, também, de formar novos professores. Professores que formaram outros novos professores e assim por diante, até chegar ao ensino de qualidade que Curso de Medicina Veterinária da UFSM hoje sustenta, qualificado entre os 10 primeiros cursos do País, em mais de 200 em funcionamento.
Parabéns colegas cinquentenários! Fizeram, com muita grandeza, a parte que lhes cabia na história do ensino do primeiro Curso de Medicina Veterinária do interior do Rio Grande do Sul. Por isso, estão sendo homenageado, merecidamente, pelo Poder Legislativo santa-mariense nesta data que será eternizada.
Obrigado,
[caption id="attachment_6858" align="aligncenter" width="640"]
Na sexta-feira à tarde, os pioneiros visitaram o atual coordenador do Curso de Medicina Veterinária, Alexandre Krause, acompanhados de representantes da quarta turma e do vereador e também professor universitário, Manoel Renato Telles Badke.[/caption]
[caption id="attachment_6860" align="aligncenter" width="640"]
Os pioneiros visitaram o Hospital de Veterinária, onde está o quadro de formatura, no qual os formandos aparecem em dois grupos de onze componentes que representam os tradicionais rivais do futebol da turma, o time da fronteira e o time da serra. Foram recebidos pela diretora do hospital, médica veterinária, Anne Santos do Amaral. Aposta ao quadro uma placa alusiva à volta da turma à universidade depois de 50 anos.[/caption]
[caption id="attachment_6861" align="aligncenter" width="640"]
Na sexta a noite , a turma se reuniu para um jantar de confraternização, contando com a presença também da IV Turma[/caption]



