Reitor e vice da UFSM apresentam balanço do primeiro ano de gestão

[caption id="attachment_11021" align="aligncenter" width="1860"] Reitor e vice exibiram um panorama a partir de seus indicadores. (Foto: Rodrigo Riquer/Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor)[/caption]

“A gestão não se faz na intuição, o nosso compromisso é usar o recurso público com o máximo de racionalidade”. Com a frase, o reitor Paulo Afonso Burmann resumiu o espírito que norteou o primeiro ano da atual gestão da Universidade Federal de Santa Maria. Ao lado do vice-reitor Luciano Schuch, ele falou sobre as metas do plano de gestão e trouxe um balanço preliminar dos resultados obtidos durante o ano de 2018. Os dados foram apresentados aos conselheiros das Unidades de Ensino, que congrega os gestores  dos Centros de Ensino, Colégios e Campi da UFSM, em evento ocorrido na manhã desta quarta (5), no Centro de Convenções.

Cerca de 150 pessoas acompanharam a exibição de um panorama da UFSM a partir de seus principais indicadores. Em sua fala inicial, o reitor Paulo Burmann mostrou alguns dos principais rankings universitários, destacando o que posiciona a instituição no 14º lugar dentre as universidades do Brasil. O reitor afirmou que índices mostram que a UFSM encontra-se em uma posição de relevância nos mais diferentes cenários, sobretudo se levarmos em consideração que a Universidade tem apenas 58 anos. “Isso prova que as dificuldades que vêm sendo enfrentadas não diminuiu a sua grandeza”, declara Burmann.

Na sequência, o vice-reitor Luciano Schuch falou sobre as principais metas do Plano de Gestão, que visa subir a nota 4 para 5 no Índice Geral dos Cursos (IGC). Schuch ressaltou que a UFSM é a única universidade do país a ter um Plano de Gestão com metas quantitativas e aprovado por conselho universitário. Ele também repassou um balanço preliminar sobre como esses índices foram atingidos no ano de 2018, sustentando que já temos resultados positivos, mas ainda há muito por melhorar. “Precisamos que todos os nossos estudantes e servidores estejam envolvidos nessa transformação, pois somos todos responsáveis para mudar a realidade. Nossa principal meta é crescer com sustentabilidade e contribuir para o desenvolvimento do nosso país”, defendeu o vice-reitor.

Ao final, foi aberto espaço para perguntas e sugestões, que teve ampla participação dos conselheiros, diretores e vice-diretores das unidades. Diversas manifestações saudaram o pioneirismo da iniciativa e parabenizaram a gestão pela horizontalidade da proposta.

Assessoria de Comunicação Gabinete do Reitor
Assessora: Aline Dalmolin
Relações Públicas:Tânia Weber
Jornalista: Mirian Redin de Quadros

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo.