-
Informativo de Novembro disponível
-
Vencedores do edital "Santa Maria, cidade cultura, coração do Rio Grande” da APUSM
-
APUSM 57 ANOS: Show Clássicos do Cinema
-
Amor ao Longo da Vida
-
Novo corredor de acesso no Andar S2 da APUSM
-
Comprovantes da Unimed para declaração do imposto de renda já disponíveis
-
APUSM lança dois editais para aquisição de obras de arte
Instituições particulares de Ensino Superior estão ampliando suas sedes para oferecer novos cursos
Investimentos de cinco instituições privadas colaboram para manter o status de Santa Maria de polo regional de educação
Os recentes investimentos de cinco instituições privadas de Ensino Superior estão colaborando para manter o status de Santa Maria de polo regional de educação.
Mesmo sem revelar os valores das obras que estão investindo — prédios e salas de aulas — , as cinco instituições são unânimes em dizer que a intenção é oferecer melhores oportunidades de estudos e atrair novos alunos.
A proposta mais adiantada é a do Centro Universitário Franciscano (Unifra), que deve inaugurar novo espaço em maio. O prédio 15, que fica na Rua Duque de Caxias, terá três andares. No subsolo, haverá garagem para 30 vagas destinadas à comunidade acadêmica. Já no andar térreo, foi construído um espaço de convivência. A ideia é abrigar eventos, como a Mostra das Profissões, além dos próprios acadêmicos.No segundo andar, será a Capela Universitária, com 450 lugares distribuídos em 2,3 mil metros quadrados. O espaço ainda terá um vitral de 15 metros que fará alusão a São Francisco de Assis.
— A construção vem compor o nosso ambiente universitário, trazendo mais conforto aos acadêmicos, com espaço para integração e de celebração — explica a reitora da Unifra, Irani Rupolo.
Novo hospital em debate
A Unifra também segue empenhada na ampliação do Hospital São Francisco, onde estão sendo feitas obras no setor de radiodiagnóstico, nos blocos cirúrgicos e no pós-operatório. Na quarta-feira, ocorrerá uma audiência pública na Câmara de Vereadores para discutir a construção de um novo prédio no mesmo terreno do hospital. A previsão é de 250 leitos para alta complexidade. No local, irão atuar os acadêmicos da área de saúde.
Novo curso já no inverno
A Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma) ampliará seu espaço físico para abrigar uma nova graduação: o curso de Relações Internacionais, que deve ser ofertado a partir do vestibular de inverno, com 40 vagas.
Conforme o diretor-geral Eduardo de Assis Brasil Rocha, as obras começaram em agosto de 2014 e estão sendo feitas em etapas. Até o fim deste ano, serão oito salas de aula a mais, banheiros adaptados e ampliações da biblioteca e da cantina.
— Registramos crescimento de 35% a 40% no número de alunos no ano passado. A nossa ideia é chegar a 1,5 mil alunos nos próximos três anos. Atualmente, recebemos cerca de 880. Isso significa também mais geração de empregos, tanto de professores como do setor terceirizado — avalia o diretor.
Retorno para outros setores
O diretor da Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames), Roberto Pontes da Fonseca, não detalha o projeto de expansão, mas garante obras, ainda sem data para começar. Serão construídas mais salas de aula e laboratórios para melhorar as graduações já existentes. Uma forma de retribuir o crescimento de alguns cursos, diz o diretor.
— Santa Maria se mantém em virtude do polo educacional. A ampliação e o crescimento dele sempre repercutem em outros setores — avalia Evandro Zamberlan, presidente do Fórum de Entidades Empresariais de Santa Maria.
Aposta em cursos técnicos e de pós-graduações
Os projetos de expansão de outras duas instituições estão voltados a melhorias nos cursos técnicos e na pós-graduação.
A Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas) começou a construção de um novo prédio, ao lado da sede atual, no bairro Patronato, no último mês. A intenção é que as salas de aula, o setor administrativo, o auditório para 500 pessoas e a área de convivência estejam prontos em dois anos. A partir daí, serão abertos novos cursos de pós-graduação.
— Quando passarmos a oferecer mais espaço e conforto, vamos investir em pós-graduações como Administração, Direito e cursos da área educacional — afirma o diretor da Fapas, Antônio Dalla Costa.
Conforme ele, a Fapas realizou um estudo que apontou a necessidade das pessoas de continuar a formação acadêmica.
Ampliação dos técnicos
Já a Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) se prepara para a efetivação da sua terceira unidade, que será erguida próxima da sede, no bairro Itararé.
As obras terão 1,2 mil metros quadrados de área construída e devem começar ainda neste primeiro semestre para ficar prontas até o fim do ano.
Segundo o vice-diretor da Fisma, Marcos Juliano Hubner, serão três andares que abrigarão os seis cursos técnicos já oferecidos pela instituição.
— Atualmente, recebemos cerca de 800 alunos. Com a nova unidade, teremos espaço para 1,2 mil alunos, além da geração de mais 50 empregos diretos — afirma Hubner.
Nova faculdade
Outra novidade dentro da Fisma é a instalação da Faculdade do Varejo, uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A previsão da instituição é que, em 2016, sejam ofertadas vagas para o curso, que irá funcionar no novo prédio.
— Ainda temos uma longa caminhada dentro da formação de cursos técnicos. Temos alta demanda nesta área de formação porque vivemos em uma região onde todo discurso se volta à graduação. Queremos preencher essa lacuna para atender as demandas do mercado de trabalho — relata o vice-diretor.
Fonte: Diário de Santa Maria