Cidadania-Um Observatório Social para SM

logo-blog22222     Você sabe que aqui em Santa Maria existe uma associação civil, totalmente apartidária, formada por cidadãos e entidades unicamente interessados em contribuir para o bom uso dos recursos públicos, que ao promover transparência e o controle social dos gastos públicos, evita desvios no Município de Santa Maria? E que além destas tão importantes metas, promove a educação fiscal, incentiva a atividade de micro e pequenas empresas da cidade, por meio da democratização das compras públicas? Está organização é o Observatório Social de Santa Maria, que faz parte de uma grande rede nacional que promove a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal ao propor aos governos locais a adequada e transparente gestão dos recursos públicos, por meio de ações de participação e controle social, agindo de forma preventiva, no fluxo dos processos, antes que os recursos sejam gastos, conforme padrão estabelecido pelo OSB. Mantenedores e Apoiadores: Como ajudar? Para o funcionamento de um Observatório Social é indispensável a sensibilização de um grupo de entidades mantenedoras para garantir a sustentabilidade; um grupo de entidades apoiadoras para o trabalho técnico e uma equipe de voluntários para atividades operacionais. Para se tornar mantenedor, apoiador ou voluntário do Observatório Social de Santa Maria entre em contato conosco por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone (55)32222808 - (55)999243544. Carta de Identidade
  • Garantir, em qualquer nível organizacional, a associação de pessoas idôneas, sem vinculação partidária ou subordinação a órgão observado.
  • Fundamentar o alicerce institucional a partir da mais ampla diversidade representativa da sociedade civil organizada.
  • Estimular o trabalho voluntário no controle social e pela cidadania fiscal.
  • Respeitar as diretrizes estabelecidas pelo Observatório Social do Brasil, fundamentado na padronização dos trabalhos.
  • Primar pela sustentabilidade ética, sem vínculo com recursos de órgão fiscalizado ou de fonte inidônea.
  • Garantir a adequação dos Estatutos Sociais ao do Observatório Social do Brasil.
  • Submeter-se ao Conselho de Ética instituído pelo Observatório Social do Brasil.
  • Primar pela qualidade da aplicação dos recursos públicos e estimular a cidadania fiscal, focado no interesse coletivo.
  • Divulgar, pública e periodicamente, os relatórios de atividades e prestação de contas, aprovadas pela diretoria.
  • Manter uma postura imparcial e impessoal, focada na avaliação processos e resultados. 
Conheça o novo Conselho de Administração Presidente: Alexandre Prates da Silva Vice-presidente para assuntos administrativo-financeiro: Edina Sandra Moser Toneto Vice-presidente para assuntos institucionais e de alianças: Ricardo Coelho Vice-presidente para assuntos de produtos e metodologia: Isamar Cristina Iop Vice-presidente para assuntos de controle social: Alexandre Cortez CONSELHO FISCAL Titulares: Leono Pacheco De Oliveira, Ivanice Zanini Schultes, Thiago Kader Ibdaiwi. Suplentes: Marco Veleda, Ricardo Munarski Jobim, João Neto Wolinghaupt Aires.        

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo.