Buenos Aires, con mucho gusto!
[caption id="attachment_2648" align="aligncenter" width="640"] Foto Ricardo Ritzel[/caption]
Em tempos de Copa do Mundo no Brasil, o melhor destino para viajar por estes lados do mundo é, sem dúvidas, Buenos Aires. Motivos é que não faltam, a começar que é logo ali, principalmente para nós, gaúchos, que estamos a poucas horas de viagem, seja por via aérea ou mesmo rodoviária.
Sem falar dos prédios elegantes, em estilo clássico e moderno. Ruas pulsando de gente e automóveis. Cafés lotados, com pessoas bem vestidas. Teatros com fachadas iluminadas e produções de sucesso. Casas de tango diversas, com shows tradicionais ou inovadores. Cultura e tradição nesta esquina, e na próxima também. Transporte tão barato que nem dá pra acreditar. Outro idioma, mas não tão diferente que não dê pra encarar. Bifes de Lomo, Ojos de Chorizo e Almendrados inacreditáveis, literalmente para comer ajoelhado, ainda mais com os vinhos excelentes que não ficam devendo nada para os melhores do mundo.
Quer mais...
[caption id="attachment_2645" align="alignleft" width="300"] Livraria Atheneu, a maior livraria da América Latina[/caption]
Não é necessário passaporte, basta apresentar seu RG para trocar de país, língua e passar a chamar churrasco de “parrilla”.
Câmbio favorável. Com a crise argentina, o dólar subiu em proporções bíblicas para os “hermanos”, deixando os preços cobrados no país vizinho bastante atraentes para brasileiros. Mas atenção! Há três tipos de câmbio: o oficial, utilizado em casa de câmbio e bancos nacionais, que por imposição do governo tem um preço irrisório; o paralelo, praticado por cambistas e também em algumas casas de câmbio (com discrição) e tem um valor bem mais alto; e o de restaurantes e lojas que colocam um meio termo entre o preço do mercado negro e a cotação oficial.
Língua sem mistérios. O espanhol argentino tem todas as suas peculiaridades, mas com uma lida rápida em um guia de conversação, disposição e atenção, mesmo para quem nunca estudou o idioma, qualquer um consegue se virar bem, sem precisar declamar Martim Fierro do inicio ao fim. Além do mais, por ser uma cidade turística, praticamente cosmopolita, todo comércio, assim como casa noturnas, restaurantes e bares terem sempre funcionários poliglotas, com ênfase ao português, já que a invasão de brasileiros nos últimos anos é intensa.
[caption id="attachment_2644" align="alignright" width="262"] Caminito no Bairro histórico de La Boca é um dos pontos turísticos mais procurados da Argentina[/caption]
E muito mais: La Cap, como chamam a sua capital os argentinos, é cultural, mas não é pedante. É chique e ao mesmo tempo, boêmia. Buenos Aires tem um charme extremamente agradável que é turbinado no outono e no inverno, próprio para seus mais tradicionais pratos e, como também, seus vinhos.
Outra, os salões de chá e cafés de Buenos Aires são uma das mais fortes tradições portenhas. Existem às centenas, em todas as partes da cidade, e você não pode deixar de visitar um deles. Elegantes, agradáveis e servindo diversos tipos de pãezinhos, medialunas e doces, são também um ponto de reunião, bate-papos, namoros, extensão do trabalho, meditações solitárias, comemorações, e principalmente um retrato da alma portenha.
Nos cafés de Buenos Aires você pode pedir o que você quiser e ficar horas botando a conversa em dia, sem que os garçons fiquem importunando e querendo que você libere a mesa..
E se a tarde pertence aos cafés, a noite é dos restaurantes. Como uma das principais metrópoles do mundo, Buenos Aires tem tabernas para todos os gostos, mas o destaque da culinária portenha é a carne. E põe carne boa nisto!!
E comer bem em Buenos Aires e gastar pouco é surpreendentemente fácil: você pode ir atrás dos melhores restaurantes ou se arriscar em “parrillas de barrio” que as possibilidades de acerto serão sempre altas. A conversão favorável é responsável por transformar o preço de um verdadeiro banquete no valor de uma saída razoável nas principais capitais brasileiras.
Quer mais ainda...
A noite é uma criança na margem sul do Rio de La Plata, principalmente se você sair do circuito turístico e se dirigir, por exemplo, para o Bairro de Palermo Soho, onde encontrará as mais diversas casas noturnas, com os mais distintos gostos musicais e para todos os bolsos. E ainda com o melhor, sem hora para terminar a festa.
Ahh, boa viagem!!!
[caption id="attachment_2647" align="aligncenter" width="640"] As casas de tango, como a Señor Tango, são algumas das inúmeras opções de passeios noturnos para quem vai a La Cap[/caption]