Homenagem à professora e associada

Geral

A APUSM se solidariza com o falecimento da professora e associada, Anna Maria Kliemann, que partiu em abril deste ano. Como uma homenagem, segue a publicação de um texto de autoria de Claudia Kliemann Molz, filha da professora Anna. 

HOMENAGEM À ANNA MARIA KLIEMANN
Em 12 de outubro de 1936, dia das crianças e da Padroeira do Brasil, nasceu Anna Maria Kliemann, em Santa Cruz do Sul, vinda de uma família que valorizava a arte da Música. A data de nascimento não foi por acaso, pois Anna conservou durante toda a sua vida o encantamento de criança pelas coisas belas do mundo e a fé em Deus. 
Formou-se em bacharelado e licenciatura em Piano na UFRGS, e posteriormente em Canto.  
Em 1964 foi convidada pelo ex-diretor, Geraldo Maissiat, e pelo ex-reitor e fundador da Universidade Federal de Santa Maria, José Mariano da Rocha Filho, a fundar o Curso de Música da Faculdade de Belas Artes da UFSM, mais tarde nomeado Centro de Artes e Letras (CAL), e como professora universitária formou uma legião de dedicados e talentosos profissionais da Música.
Em 1971, como regente, fundou oficialmente o Coral da UFSM para ser a verdadeira representação artística da Universidade, tendo grande reconhecimento e expressão nacional e internacional pela excelência de seus cantores. No auge, o Coral chegou a ter 93 coralistas e em 1973 gravou um disco com a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
Anna teve 6 filhos, André Fernando, José Augusto, Carlos Alberto, Luiz Henrique, Luciana e Claudia, 10 netos que eram sua alegria, duas bisnetas, e uma vida dedicada à família e à Música.
Com seu companheiro Dieter, também professor aposentado da UFSM, adorava viajar para conhecer as maravilhas do mundo, e gostava de receber sempre com sorriso largo e abraço carinhoso os amigos das trilhas, do jogo de cartas, os ex-coralistas e ex-colegas na chácara, refúgio e paraíso escolhido por ela.
Sofreu muito com a partida precoce dos filhos André e Carlos. E nos deu exemplos diários de força e resiliência.
Lutou bravamente contra um câncer de mama em 2017 e venceu a doença em 2018.
Viveu intensamente, amava tudo o que fazia e nos deixa um legado na Música e exemplos de vida a todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. 
No especial sobre o Coral da TV Campus UFSM (fonte: https://www.youtube.com/watch?v=6L22RDjqD-M) ela deixa um emocionante recado: “Na hora que se canta, eu sempre disse pros meus alunos, vibra desde o dedão do pé até a ponta do fio do cabelo. Mas não adianta essa vibração toda se a ALMA não vibrar. E isso é básico. Cantem! Cantem! Cantem!” 
Difícil escrever sobre a professora Anna no passado, pois ela é e permanecerá sempre presente nos corações daqueles que ela tocou.
Autoria: Claudia Kliemann Molz, 2022.

Homenagem à professora e associada Homenagem à professora e associada Homenagem à professora e associada

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo.