Faleceu o professor Cláudio Lovato

Geral

Com pesar, a APUSM comunica o falecimento de seu associado, o professor CLÁUDIO LOVATO, ocorrido no dia 21 de agosto, vitima de um acidente de transito, fazendo o que ele mais gostava: andar de bicicleta. Cláudio Deixa a esposa Gilca, os filhos Lucas e Marcos e dois netos. Deixa, também, grandes amigos que choram sua ausência.  

Claudio Lovato, Engenheiro Agrônomo, Professor Titular aposentado do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, lecionou disciplinas de Plantas Industriais e Agricultura Especial no Curso de Agronomia da UFSM.

Graduou-se em Agronomia no ano de 1968 pela UFSM. A seguir, fez Mestrado em Plantas de Lavoura no Departamento de Fitotecnia da UFRGS e de imediato foi para os Estados Unidos fazer o doutorado na State University, em Corvallis – Oregon. Defendeu a tese de doutorado em maio de 1978 com o titulo “Nitrate reductase activity in leaves and its relastionship to nitrogen yield in four spring barley (Hordeum vulgare L.) cultivar”,  obtendo o grau de PhD em Agronomia – Crop Science.

Era uma referência na cultura da batatinha (batata inglesa), tanto que era conhecido por seus alunos como o “professor da batatinha”. Também conhecedor das culturas do milho, sorgo e fumo. Muitas vezes, não media esforços em auxiliar os colegas.

Foi um dos primeiros doutores (PhD) do Centro de Ciências Rurais e da UFSM. Por 50 anos conviveu com alguns colegas do CCR. Fez-se querido de professores, funcionários e alunos. Foi também integrante do Exercito Brasileiro, como aspirante do NPOR, em 1967, no antigo 7º BIB, sendo o instrutor Cel Paulo Rasmussen Cunha. Naquela época foi o 1º colocado da turma, deixando grandes amigos, entre eles o Engenheiro Agrônomo Paulo Deon.

Grande conhecedor das Forças Armadas, conhecedor de armamentos, conforme citação de um Oficial amigo que disse: “Conhecia armamentos melhor do que eu”. Era também emérito conhecedor de fragatas e outros navios da Marinha, sabia muito sobre aviões militares e civis, Era apaixonado pela vida militar.

Na Família, mostrou-se  marido e pai exemplar. Seus filhos formados, feliz com os netos, descansava ao lado de todos com dever cumprido em sua trajetória de vida e em seus momentos com os mais próximos. Mostrava certa paixão por viagens, conhecia a Ásia, Rússia e Europa. Citou, por muitos momentos, sua ida a Portugal, na qual esteve acompanhado de alguns amigos. Referenciava sobre o costume dos portugueses, o que nos faz pensar ser esta a viagem que ficou nas suas lembranças. Também realizou muitas viagens pela América do Sul.

Claudio era apreciador de vinhos. Costumava encontrar-se com  amigos, praticamente todos os sábados. Entre um assunto e outro, o que não faltava era degustar um bom vinho.

Adorava livros referentes a assuntos relacionados a guerras, especialmente os da Segunda Guerra, aviação e marinha, além de revistas e jornais. Seu esporte favorito era o ciclismo, que praticava há mais de 50 anos. A bicicleta era seu veiculo preferido para ir e vir ao trabalho. Aposentado, seguiu o seu esporte preferido, o ciclismo, além de exímio frequentador de academia.

Foi membro do Lions Clube Camobi (Distrito LD-4). Leão desde 1996, onde deixa um legado em sua trajetória Leonistica. Ajudava aos necessitados, com alimentos e agasalhos.  Responsável pelo projeto que o Lions tem com o Supermercado Peruzzo, onde semanalmente recolhia pães, doces e cucas que eram distribuídos nas instituições de caridade no bairro Camobi e redondezas.

Deixou um exemplo de tempo para cada momento, fazendo de sua vida um diário com agenda repleta de bons e ótimos momentos. A tristeza e o desânimo não constava no repertório.

Meticuloso, media suas palavras quando preciso. Se tinha certeza do que dizer, abria um sorriso e falava no assunto que defendia, depois voltava à sua postura de seriedade e humildade, que sempre foi seu legado.

Aos amigos e a quem o conhecia, fica o que sempre carregou em sua bagagem: a humildade e serenidade em tudo o que fez, com carinho e dedicação.

Faleceu o professor Cláudio Lovato Faleceu o professor Cláudio Lovato

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo.